1° Fórum de Sustentabilidade  ASHRAE Brasil Chapter:

Rumo à um Setor Construtivo Eficiente, Resiliente e com Emissão Zero

23 a 26 de novembro | 2020   das 18:00 as 20:00hrs

FAÇA SUA INSCRIÇÃO 

PROGRAMAÇÃO 

 PALESTRANTES  | MEDIADORES CONFIRMADOS

Painéis com especialistas nos temas abordados

Alexandra Maciel

Ministério de Minas e Energia

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e dupla titulação com doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e PhD em Bioclimatic Design pela Universidade de Nottingham-UK (2007). Atualmente é colaboradora eventual do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações- LabEEE/UFSC, é analista de infraestrutura em exercício no Ministério de Minas e Energia, na Coordenação de Eficiência Energética e professora licenciada da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário de Brasília- UniCeub.

Bruno Martinez

Sócio da Petinelli

Engenheiro Mecânico, LEED AP, ASHRAE BEMP e Certified Measurement and Verification Professional pelo EVO. Possui especialização em simulação de iluminação pela Universidade Harvard em Cambridge, EUA. Bruno é membro fundador do ASHRAE South Brazil Chapter. ex-presidente gestão 2019/20, ex-presidente do ASHRAE Brasil Chapter gestão 2018/19. Mundialmente pela ASHRAE, é diretor regional dos jovens engenheiros (YEA) da região XII e membro do comitê de criação da norma Standard Method of Evaluating Zero Energy Building Performance, que caracteriza prédios autossuficientes. 

Carolina Leme

Sócia Fundadora Studio Symbios

Arquiteta pela FAUUSP | 2011 e doutoranda em Conforto Ambiental e Eficiência Energética na FAUUSP, com foco em Ferramentas Avançadas de Avaliação aplicadas a Performance Ambiental de Habitações. Publicações nacionais e internacionais, membro do SB Archtech ASHRAE. Atuando no mercado há mais de 10 anos, com diferentes escalas e tipologias de projetos, em consultorias ambientais nacionais e internacionais (USD-Londres, China, Índia, América Latina).

Carlo Linkevieius Pereira

Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global

Carlo tem mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, com atuação em organizações públicas, privadas e da sociedade civil. No Pacto Global, lidera o Conselho Regional das Redes Locais na América Latina e Caribe. Mestre em Ciência pela USP, possui MBA em Sustentabilidade, pela University of Lüneburg, e especialização em International Leadership Training, pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ.

Carlos Grinberg

Vice-Presidente do GBC Argentina

Cursou Engenharia Industrial na  Faculdade de Engenharia de Buenos Aires, foi docente na Faculdade de Ingenharia UBA de Buenos Aires e na Escola de Arquitetura Univerdidade Torcuato Di Tella. Membro da diretoria do ASHRAE Argentina Chapter. Fundador e 1° presidente do Argentina Green Building Council. Atua a mais de 35 anos em projetos de engenharia mecânica, arquitetura de diferentes tipologias e escalas.

Carlos Alberto de Moraes Borges

Vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do SECOVI-SP e CEO Tarjab Inc

Engenheiro Civil, com Pós-graduado em Administração pela FGV e especialização em Marketing pela ESPM. Mestre em Engenharia pela Universidade de São Paulo. É Vice-Presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP e Diretor CEO da Tarjab Incorporadora Ltda.

Clarice Degani

Coordenadora Executiva do CBCS 

Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é assessora técnica na Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo e curadora, membro do conselho e coordenadora executiva do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável. É docente em disciplinas dos cursos MBA Gerenciamento de Facilidades e MBA Tecnologia da Gestão da Produção, ambos na FDTE POLI/USP e, desde 2008, é consultora para desempenho e sustentabilidade em organizações e em empreendimentos imobiliários. Compõe o quadro de auditores da Fundação Vanzolini para o processo AQUA de certificação ambiental de edifícios, foi assessora técnica da vice-presidência de tecnologia e sustentabilidade do SECOVI-SP por sete anos e participou da equipe técnica para experimentação da certificação ambiental francesa NF Bâtiments Tertiaires Démarche HQE, pelo CSTB na França.

Daniel Toledo

Sócio do Königsberger Vannucchi Arquitetura

Engenheiro pela Escola Politécnica da USP, iniciou sua trajetória na área de projetos da indústria automotiva, com especialização em Optimization Driven Design (ODD) e Computer Aided Engineering (CAE), metodologia que incorporou nos processos de design, de pesquisa e de desenvolvimento de produto de empresas como Volkswagen C&O e ThyssenKrupp MCL. Como consultor na área de gestão da inovação e desenvolvimento organizacional colaborou com empresas multinacionais e nacionais na formulação de seus programas de P,D&I, bem como em complexas mudanças organizacionais, com destaque para a reestruturação das áreas de Planejamento e Engenharia da Infraero em 2012. Ingressou no KV em 2013, e tornou-se sócio em 2016. 

Darryl Boyce

ASHRAE President 2019/2020

Fellow/Life Member ASHRAE, recebeu os Prêmios ASHRAE’s Distinguished Service Award, Exceptional Service Award and Regional Award of Merit. Seu tema para o ano da Sociedade foi “Construindo para Pessoas e Desempenho. Alcançando Excelência Operacional.” Ele ocupou cargos de liderança no nível da ASHRAE Society em muitos comitês permanentes, comitês técnicos. É conselheiro especial do vice-presidente (Finanças e Administração). Atuou como vice-presidente em gerenciamento e planejamento de instalações - na Carleton University em Ottawa, Ontário - Canadá.

Fabio Villas Bôas

Coord. dos Comitês Comasp, CTQ do SindusCon-SP e Vice Presidente Tecnisa

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie,  trabalha na Tecnisa desde 2003 como Vice Presidente, é coordenador das comissões de estudos de revisão das NBR’s 15575, 8214, 9817, 13753 e 13754, membro do CTQ - Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Coordenador do COMASP – Comitê de Meio Ambiente do SindusCon SP e Presidente da Câmara Ambiental da Construção Civil CETESB – São Paulo.

Felipe Faria

CEO do GBC Brasil

Advogado com especialização em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, há  13 anos no Green Building Council Brasil, é o responsável por dirigir e executar as atividades da Organização que compreendem as áreas de capacitação profissional, disseminação da informação, relação governamental e promoção de certificações para edificações verdes. Atuou por 4 anos no LEED Steering Committee do USGBC, participou das discussões da plataforma ARC SKORU. Atualmente, faz parte do Conselho de Diretores do WGBC que coordena e estimula o desenvolvimento de suas atividades em 80 países.

FCIBSE, passou os últimos 40 anos aplicando as melhores práticas de engenharia para desenvolver soluções inovadoras e de ponta para projetos de construção novos e existentes. Graduado em engenharia mecânica pela University of Surrey, Guildford, Inglaterra. Mestrado na Southbank University em Engenharia Ambiental. Diretor da Frank Mills Consulting. Membro ASHRAE desde 1971, atua em comitês técnicos e de normativas. É o presidente da seção ASHRAE UK Northern. Presidente do ASHRAE Cold Climate Design Guidee e ex-presidente do comitê de Publicações da ASHRAE.

Francis Anthony Mills

ASHRAE Distinguished Lecturer

Joo Hyun Ha 

Buildings and Cities Policy Officer | Global Alliance for Buildings and Construction | UNEP 

Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP e mestre em Administração Pública pela Columbia University, na área de Análise Políticas Sociais e Urbanas. Atualmente trabalha na Global ABC, que é patrocinada pelo Programa Ambiental da ONU, na disseminação e desenvolvimento dos Roadmaps regionais para edifícios e construção na África, Ásia e América Latina. Antes de ingressar no PNUMA, trabalhou no Departamento de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo no Brasil, onde gerenciou diversos projetos de cooperação internacional para a cidade, nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e transporte.

Graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie Arquitetura e Urbanismo em 2001 com mestrado: Architectural Association no ano de 2007. Atuando no escritório Aflalo Gasperini desde 2009.

José Luis Lemos

Sócio Diretor Aflalo Gasperini

Milene Abla Scala

Coordenadora do GT de Sustentabilidade da AsBEA e Titular do VIVÁ Arquitetura

Arq. titular do escritório VIVÁ Arquitetura, Vice-Presidente do GT de Sustentabilidade da AsBEA. Formada pela Faculdade de Belas Artes 1996; Complementação Acadêmica no Departamento de Desenvolvimento de Materiais para Construção na Delft University of Technology – Holanda 1997; mestrado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie 1999-2001 e especialização em conforto ambiental e conservação de energia pela FUPAM da FAUUSP.

Pamela Castellán

Diretora Executiva GBC Guatemala

Arquiteta formada pela Universidade Rafael Landívar. Profissional credenciado como LEED Green Associate, Green Classroom Professional e TRUE Zero Waste Advisor, pelo US Green Building Council, credenciad EDGE Expert pelo IFC - Banco Mundial e Multiplicador B do System B International que promove modelos de negócios com triplo impacto: ambiental , sociais e econômicos. Mestrado em Inovação Social e Economia Solidária da Universidade de Salamanca. Diretora Executiva do Guatemala Green Building Council.

Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. MBA Executivo em inovação e empreendedorismo no BI International. Especialista em conforto ambiental e conservação de energia pela FUPAM/USP. LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (BD+C). MBA Executivo em Gestão Empresarial e Inovação no BI Internacional.

Rafael Lazzarini

Diretor CTE

Thomas M. Lawrence

ASHRAE Distinguished Lecturer

ASHRAE Fellow, Líder do programa de Engenharia Mecânica da University of Georgia e tem quase 40 anos de experiência profissional. Ele é o ex-presidente do Comitê Técnico da ASHRAE 2.8 e é membro do comitê que escreveu ASHRAE Standard 189.1 for High Performance Green Buildings. Recebeu B.S. com a mais alta distinção em Ciências Ambientais da Purdue University (1978), mestrado em Engenharia Mecânica pela Oregon State University (1982) e um segundo mestrado em Gerenciamento de Engenharia pela Washington University em 1989, Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Purdue University em 2004.

APOIO INSTITUCIONAL

PATROCINADOR PLATINUM

QUER SER UM PATROCINADOR 

REALIZAÇÃO

  • Facebook Chapter
  • LinkedIn Chapter
  • Grey Instagram Ícone
  • YouTube ícone social

©2018 by ASHRAE Chapter Brasil.

This web site is maintained by the ASHRAE Brasil Chapter. It does not present official positions of the Society nor reflect Society policy. ASHRAE chapters may not act for the Society and the information presented here has not had Society review. To learn more about ASHRAE activities on an international level, contact the ASHRAE home page at http://www.ashrae.org