top of page

2° Fórum de Sustentabilidade  ASHRAE Brasil Chapter:

Rumo à um Setor Construtivo Eficiente, Resiliente e com Emissão Zero

24 de maio | 2022   das 9:00 as 18:00hrs

FAÇA SUA INSCRIÇÃO 

PROGRAMAÇÃO 

Manhã das 9:00 às 12:00hrs

  • Abertura

Painel - Sustentabilidade e a Descarbonização no Setor da Construção

  • Tom Phoenix – DL ASHRAE - Building Decarbonization & ASHRAE’s Task Force for Building Decarbonization

Thomas Phoenix é diretor do escritório de arquitetura/engenharia de Clark Patterson Lee (CPL). Graduado em Engenharia pela NC State University. Ele é um Engenheiro Profissional Registrado e tem mais de 30 anos de experiência em projeto, operação e manutenção de sistemas mecânicos de edifícios. Tem sido um membro ativo da ASHRAE desde 1982, e foi elevado ao grau de Fellow em 2011. Ele é um membro presidencial da ASHRAE, é certificado pela ASHRAE Building Energy Modeling Professional (BEMP) e Building Energy Assessment Professional (BEAP); é graduado pela Leadership Greensboro, membro da Leadership Greensboro Alumni Association, além de ser membro do Task Force for descarbonization da ASHRAE.

Coffee Break

  • Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli - Sócios da Triptyque Architecture - Paris e Brasil - Como construir o inconstruível

Guillaume Sibaud - diplomou-se em Arquitetura pela Escola de Arquitetura Paris-La Seine, em 1998, e fez mestrado em Urbanismo no Instituto de Urbanismo de Paris.Trabalhou na Itália, na China e na Índia como arquiteto colaborador do Ministério da Economia da França antes de fundar no ano de 2000, no Rio de Janeiro, a agência TRIPTYQUE, juntamente com dois outros franceses e uma brasileira. Em São Paulo, para onde a TRIPTYQUE transferiu-se em 2001, foi professor da Escola da Cidade. 

 

Olivier Raffaelli - diplomou-se em Arquitetura pela Escola de Arquitetura Paris-La Seine, em 1998, e fez mestrado em Urbanismo no Instituto de Urbanismo de Paris. Como sócio-fundador da TRIPTYQUE, encabeçou o projeto de desenvolvimento do escritório parisiense da agência em 2015, ano em que se instalou na França, onde foi convidado para atuar como professor na escola em que se diplomou. Atualmente divide-se entre Paris e São Paulo.

  •  Ricardo Baptista – Diretor do AKTII - Londres, UK - Decarbonising structures

Ricardo Baptista é diretor do AKT II, ingressando em 2005 após concluir um mestrado no Imperial College London. Ele supervisiona o projeto e as questões técnicas em diferentes equipes, com uma abordagem em design, com ênfase na criatividade.

A vasta experiência de Ricardo inclui edifícios altos como One Park Drive, Highpoint e One Nine Elms, todos em Londres, bem como o Banco Central do Iraque em Bagdá. Antes de ingressar no AKT II, ele também trabalhou em seu país natal, Portugal, especializando-se em grandes estruturas sob medida, como estádios esportivos e aeroportos.

Tarde das 14:00 às 18:00 hrs

Painel -  Economia Circular: desafios e oportunidades no setor construtivo 

  • Amanda Neme Rede ACV e consultora de sustentabilidade do CCB   

Mestra em Sustentabilidade e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Engenheira química e técnica em cerâmica. Com mais de 24 anos de atuação no ramo de revestimentos cerâmicos, com experiência em diversas áreas da indústria e em associações de classe. Atualmente como Consultora de Engenharia e Sustentabilidade e a frente da gestão comercial do CCB – Centro Cerâmico do Brasil, com atuação em certificação, laboratórios de materiais da construção civil e de Desempenho, Projetos de pesquisa e inovação, além de responsável pela ampliação de escopo em gestão ambiental e projetos de sustentabilidade. Coordenadora do CB189 – CE04 de Sustentabilidade de Placas Cerâmicas e consultora de apoio na Iniciativa Anfacer + Sustentável.

  • Antônio Fernando Pinheiro Pedro  – Secretário de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo

 

Pioneiro na área ambiental, tendo sido o primeiro presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB/SP), sendo declarado Membro Emérito pelo Conselho da Seccional, Antonio Fernando é o fundador do PINHEIRO PEDRO. Atualmente exerce o cargo de Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, estando afastado das Atividades-fim do escritório nos termos da legislação vigente e do posicionamento do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP.

Painel -  Eficiência Energética: Eletrificação e Energia Renovável em Edifícios

 

  • Jorge Chaguri - Presidente ABRISTAL  - Eficiência Energética em Edificações: Panorama e Perspectivas

Técnico de Edificações pela Escola Técnica Federal de SP, Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie, Mestre em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, Diretor da Chaguri Consultoria e Engenharia de Projetos Termohidráulicos com atuação no desenvolvimento de projetos termohidráulicos e na gestão e economia de energia em edificações, Presidente do Conselho Deliberativo da Abrinstal, Professor de Instalações Prediais no Liceu de Artes e Ofício de São Paulo, participante de diversos fóruns de normalização (CB02, CB03, CB09, CB44, CB55 e CB116) e Coordenador do Grupo de Trabalho das Normas de Gestão de Energia no CB116 - ABNT.

  • Sheyla J. Hayter - Past-Presidente e DL ASHRAE - Integrating Renewable Energy Systems into Buildings

Sheila Hayter foi presidente da ASHRAE Society entre 2018/2019. Atua como gerente de Avaliação e Desenvolvimento de Projetos no Centro de Aplicações Integradas (IAC) do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA (DOE) no, Colorado. Liderando uma equipe de especialistas que apoiam entidades federais, estaduais e locais em tópicos de eficiência energética (EE) e energia renovável (RE) com o objetivo de fazer reduções significativas no consumo de energia não renovável por meio de  eficiência energética e o aumento do uso de tecnologias de energia renováve. As atividades anteriores de Sheila incluem liderar as atividades de assistência técnica Solar America Cities do DOE para Boston e Nova York, com o objetivo de ajudar esses municípios a incorporar estratégias em políticas, procedimentos e projetos específicos que resultarão na ampla aplicação de tecnologias solares. Desde que ingressou no NREL em 1992, o trabalho de Sheila incluiu gerenciar as atividades de edifícios sustentáveis ​​financiados pelo Programa Federal de Gerenciamento de Energia DOE, gerenciando os Fotovoltaicos (PV), avaliando o desempenho do edifício durante as fases de projeto e monitoramento para apoiar o Programa de Edifícios de Alto Desempenho do DOE e escrevendo artigos, fazendo apresentações em conferências e desenvolvendo/dando treinamento relacionado a edifícios de alto desempenho.

LOCAL DO EVENTO:
AUDITÓRIO DO CREA-SP - AV. ANGÉLICA, 2346
(próximo ao metrô Paulista)

REALIZAÇÃO

logo chapter Preto.png
Apoio Institucional.jpg
regua-patrocinadores.jpg
bottom of page